Aretha Franklin Esteve no Topo da Billboard… há 50 anos com “Respect”

Dia 03 de Junho a canção “Respect” Completa 50 anos de sucesso!!

Há exatos 50 anos a rainha da Soul Music, Aretha Franklin conquistou o topo das paradas da Billboard e diante deste fato, pergunto a você: Porque os grandes hits do momento duram apenas alguns meses e logo caem no esquecimento?
Acredito que não há apenas uma resposta para esta questão, deixe a sua versão nos comentários. 😉

Gravada pela primeira vez por Ottis Redding em 1965, “Respect” só fez sucesso de verdade somente após dois anos na voz de Aretha Franklin. Foi exatamente no dia 3 de junho de 1967 que a música foi parar no HOT100 da Billboard.

billboard_respect

Jerry Waxler, produtor da gravadora Atlantic, esteve por trás de grandes sucessos da gravadora e se convenceu de que esta música seria um grande sucesso se interpretada por Aretha, ele estava convencido disso e resolveu apostar em seu “feeling” e deu certo. A música se tornou em um dos maiores clássicos da soul music de todos os tempos. Já foi interpretada por diversos artistas, já foi trilha sonora de filmes e inclusive foi pauta de artigos acadêmicos. É considerada hoje não somente um grande hit musical mas também como um “grito” de liberdade feminina que estava preso na garganta de muitas mulheres daquela época.

aretha_1967Se pararmos para analisar friamente no contexto no qual esta música fez tanto sucesso, veremos que as coisas ainda não mudaram tanto assim e possilvemente esta canção ainda sobreviverá por muitos anos.

O que acho interessante é que diante de tudo isso esta música quase não é executada em festas denomidadas “Black”, pelo menos em São Paulo. Não entendo porque isto acontece, tenho minhas teorias mas não vale cita-las. Gostaria muito (de verdade) de ver o público dos bailes blacks valorizando um pouco mais esta canção, que é um clássico de verdade. Uma música que está passando por várias gerações e não mostra nenhum indício de que irá cair no esquecimento em curto prazo.

Aretha Franklin está para lançar um novo álbum em janeiro de 2018, talvez seja o último de sua brilhante carreira.

Aretha Franklin – “Respect” – 1967


Comentários

comentários