Como Criar Rádio Online (Streaming)


Sabe aquele amigo que posta no Facebook convites para que você ouça sua “web-rádio”?
Você já se perguntou como é que ele consegue fazer a transmissão das músicas via internet e com locução ao vivo?
O nome deste serviço é Streaming.
Devido à popularização da internet banda larga, este serviço está a cada dia mais democrático na web. Milhares de pessoas estão utilizando para realizar aquele sonho antigo de tocar em uma rádio, posar de locutor, mandar beijos, abraços e “salves” para o amigos. É muito divertido!
Diferente das rádios FM convencionais, as rádios web dependem obviamente de uma conexão com a internet seja esta conexão por meio de Banda Larga, discada ou 3G.
Esta limitação deixa clara que a audiência de uma rádio web é infinitamente inferior a uma rádio convencional (na grande maioria das vezes). Enquanto uma rádio convencional atinge milhares de pessoas, uma rádio web bem frequentada raramente passa das centenas, isso se sua rádio tiver muita… mas muita audiência, caso contrário, contente-se com dezenas diariamente e mesmo assim com muita divulgação, qualidade e programação diferenciada.
Mas se você não visa lucros e muito menos fama, vale a diversão.

Começando: Sua Primeira Rádio na Internet.

Registre um Domínio.
Como Criar Rádio Online (Streaming)Já que você quer se aventurar neste mundo, faça o certo, o recomendado… com o mínimo de qualidade.
Escolha o nome que você quer dar à sua rádio e crie um domínio.
Domínio nada mais é que o nome da rádio na internet, por exemplo: www.minharadio.com.br

Para registrar um domínio qualquer na internet, você precisa efetuar um cadastro em http://www.registro.br.
Após o cadastro, você receberá um por email um LOGIN e uma SENHA (escolhida por você).
Acesse novamente o site do registro.br e faça o login.
Logo na tela inicial, há uma barra de texto onde você verifica se o seu domínio já não foi utilizado por outra pessoa e, caso esteja disponível, registre-o.
O preço a pagar pelo domínio é de R$ 30,00 e tem validade mínima de 1 ano (veja outras opções no site).
Atenção: No momento do registro do domínio, será solicitado o nome do SERVIDOR DNS (master e primário) , ignore esta informação por enquanto e utilize o servidor de DNS do próprio Registro.br.
Veja neste vídeo todos os passos para registrar um domínio.

Se você conseguiu chegar até aqui, parabéns!
Se surgiu dúvidas, informe nos comentários no final do post.

Contratando um Serviço de Hospedagem

Hospedagem de sitesSua rádio online e o conteúdo do seu site precisam estar armazenados em algum lugar, não pode ser no seu computador e sim em um serviço de hospedagem.
Para o “radialista” iniciante, recomendamos a contratação de um serviço de hospedagem que ofereça também o serviço de streaming (rádio online) e site grátis.
Hoje há várias empresas que prestam este tipo de serviço, basta procurar no Google por “Serviço de Streaming com Site pronto” ou “Streaming + site grátis” e por aí vai.
Estas empresas oferecem a você um serviço de rádio online com site administrável pra você começar a brincar.
Normalmente estes sites são fáceis de se reconhecer, o player sempre aparece no topo do site mudando apenas as cores.

Os valores cobrados pelo serviço variam de acordo com plano escolhido, exemplo: quantidade de ouvintes que a rádio irá suportar, “qualidade” de áudio,espaço em disco, etc.
Dica para iniciantes: Acima de 50 ouvintes e qualidade a partir de 48kbps. O preço para este perfil é bem mais acessível.
Pode demorar (muito) para que a sua web-rádio ultrapasse este limite de ouvintes e, caso isto aconteça, basta consultar o bolso e alterar o seu plano.
Obs: Após a contratação deste serviço, será informado a você os nome dos servidores de DNS, conforme mencionado no parágrafo anterior. De posse desta informação, acesse o Registro.br, edite as informações de seu domínio e preencha os campos DNS Master e DNS Primário.

Domínio Registrado e Site no Ar

Você conseguiu chegar até aqui, já registrou o domínio, já contratou o serviço de streaming para criar sua rádio online… e agora?
Agora você precisa começar a transmissão.
Para começar a fazer isso, você pode trabalhar de duas formas: Auto DJ ou Transmissão ao vivo.

Auto DJ

Hospedagem de sitesNo modo Auto DJ, você enviará suas músicas para o servidor (upload) e criará a programação de acordo com as opções disponíveis no serviço de streaming que você contratou.
Ao assinar um serviço de streaming, você receberá as instruções para operar o Painel de Controle onde você fará toda a programação, por exemplo: criar playlist, determinar o horário em que estas playlist serão executadas, comerciais, vinhetas,etc. Tudo isso você poderá programar no painel de controle.

Espaço em Disco

Parece complicado mas é muito fácil fazer isso.
Feito a programação, o Auto DJ se encarrega do resto!
Você agora já tem uma rádio online onde todas as músicas que você selecionou serão executadas automaticamente na ordem que você determinou.
A quantidade de músicas que você poderá enviar para o servidor depende do espaço em disco oferecido pelo plano contratado.

Transmissão Ao Vivo

radio webNo modo ao vivo você não precisa enviar as músicas para o servidor, você irá executá-las direto de seu computador por meio de dois softwares, os mais comuns são: SimpleCast e ZaraRadio.

SimpleCast

O SimpleCast fará a “ponte” entre o seu computador e o serviço de streaming.
É ele quem compacta o áudio para o formato que você escolheu para transmitir ou seja: 32kbps, 48kpbs, 64bps,etc.
É com ele que o áudio sairá do seu computador e será transmitido para o servidor de streaming o qual permitirá as pessoas em ouvir a sua rádio assim que acessar o seu domínio (http://www.suaradio.com.br)
Este software deverá ser ativado sempre que você estiver ao vivo.

ZaraRadio

Já o ZaraRadio será o seu player. É por meio dele que você selecionará suas pastas com as músicas que deseja transmitir.
Com ele você poderá fazer as transições entre as músicas, ativa/desativa o microfone, programa vinhetas, etc.
É um player completo específico para este tipo de aplicação.
Você pode até programa-lo para informar as horas, basta baixar um pacote específico para isso.
O Zararadio é um dos mais populares sofwares para web-rádios e o que é melhor: É totalmente gratuito!
Clique aqui para baixá-lo.
Você pode também poderá transmitir suas músicas utilizando o seu player favorito como Windows Media Player, Winamp, iTunes, etc. mas o nenhum deles supera o ZaraRadio.

Direitos Autorais

A maioria das rádios online não recolhe o pagamento do ECAD (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição).
O ECAD é uma instituição privada, sem fins lucrativos, instituída pela lei 5.988/73 e mantida pela Lei Federal 9.610/98 e 12.853/13. Seu principal objetivo é centralizar a arrecadação e distribuição dos direitos autorais de execução pública musical.
Resumindo, se você utiliza músicas, deve pagar o ECAD.
Acesse o site para mais informações.

Tudo Pronto!!

Você já está com a sua rádio online no ar, já está transmitindo seus programas, já recolhe o ECAD (lol) e o público, onde está?
Agora só depende de você!
Divulgue sua rádio nas Redes Sociais, traga convidados interessantes, seja descontraído e boa sorte!
Mesmo se você não conseguir 1 milhão de ouvintes ou um patrocinador milionário, temos a plena certeza de que você irá se divertir muito.
Outra coisa: Streaming é áudio e não apenas música e locução, sendo assim, dê asas à sua imaginação.
Boa sorte!

Não deixe de ler o nosso tutorial sobre como regular a intensidade de seus arquivos MP3.
Deixe todos eles com a mesma altura de áudio.

Comentários

comentários