Falando Sobre Disco Music


Mais que um simples estilo musical a Disco Music foi também um “movimento” em meio a tantos outros movimentos e fatos ocorridos nos anos de 1970, como a luta da mulher pelos seus direitos, a guerra do Vietnã, Panteras Negras, escândalo Water Gate, crise do petróleo, o movimento Punk, a ditadura no Brasil e outros grandes fatos que marcaram esta época.
E falando sobre música, foi também a última década do Rock Clássico, o nascimento do Punk Rock, o Folk rock, o Soft Rock de James Taylor, Carole King e The Carpenters, além do aumento da popularidade do Rhythm and Blues e o Soul da Motown com Stevie Wonder, Jackson 5, The Temptations, entre outros. Os anos de 1970 marcaram também o Funk, um tipo de soul mais suingado com fortes batidas e que até hoje tem a sua origem a associada a James Brown.

Soul Makossa

Em 1974 aproximadamente se inicia a história da Disco Music, uma história repleta da fatos interessantes e inusitados. A música “Soul Makossa” (1973) do africano Manu Dibango, supostamente foi a primeira música a dar início a este movimento musical tão apreciado até os dias de hoje. O álbum do africano era totalmente obscuro até então, encontrado apenas nos guetos dos EUA até parar nas mãos de um DJ aspirante da boate The Loft, a primeira a adotar o estilo musical.

Assim como qualquer outro estilo musical transgressor, a Disco Music também foi alvo de preconceitos e boicotes. Muitas gravadoras e boates resistiram em difundir o estilo mas foi em vão. A Disco Music explodiu no mundo inteiro e influenciou toda uma geração de artistas, seja na música, no cinema ou na TV.

Para Ouvir

O podcast TemaCast abordou o assunto de forma extraordinária na edição 37 e gostaria de convidar a você a ouvir este programa que ficou simplesmente memorável com Francisco Seixas, Igor Alcantara e Nelson Imbuzeiro.
Coloque o seu headphone e viaje neste super bate-papo cheio de informações e curiosidades.

Clique aqui para ouvir

Comentários

comentários