Hoje é Dia do Disco de Vinil


Criado no final da década de 40, o disco de vinil surgiu em substituição aos antigos discos de goma-laca de 78 RPM’s (Rotações por minuto) e que continham apenas uma faixa por face, uma música de cada lado.
Cultuado por DJ’s e colecionadores de todo o mundo, o formato foi ameaçado com o surgimento do CD (Compact Disc) que oferece mais durabilidade e alta qualidade sonora, teoricamente.

Há quem diga que o áudio deste tipo de mídia é superior aos formatos digitais por não sofrer perda de decibéis como o MP3 (áudio compactado ), por exemplo. Outros dizem que isso é uma tremenda bobagem e que os decibéis removidos para a compactação do áudio não são percebidos pelo ouvido humano.

O fato é que esta mídia continua firme e forte e tem algo que nenhuma outra mídia tem: A arte da capa. Para os mais sensíveis à arte, um grande chamariz para a compra.

O Dia do Disco é comemorado no dia 20 de abril e, embora seja algo retrô e cada vez mais em desuso, vem ganhando força novamente com o advento da Internet e Redes Sociais e tende a se manter forte ainda por muitos anos.

No vídeo abaixo, você confere uma matéria de Otávio Mesquita na Polysom, a única fábrica de discos de vinil da América Latina e que foi reativada recentemente.

De acordo com as nossas pesquisas, há 3 informações a respeito da data:
No dia 12 de agosto comemora-se o Dia do Vinil, por ser considerado o dia, em 1877, que Thomas Edison anunciou a invenção do primeiro fonógrafo;

No Brasil, a comemoração ocorre no dia 20 de abril em homenagem ao compositor e cantor Ataulfo Alves, morto neste dia em 1969;

No terceiro sábado do mês de abril é comemorado também o “Record Store Day”, que tem a finalidade de celebrar a música e foi fundada oficialmente em 2007 por Eric Levin, Michael Kurtz, Carrie Colliton, Amy Dorfman, Don Van Cleave e Brian Poehner.

Comentários

comentários