Tim Maia vs Booker T.


Recentemente Pharrel Williams e Robin Thicke perderam uma importante causa na Justiça norte-americana, eles foram condenados a pagar uma multa de 7 milhões de dólares à família do soul man Marvin Gaye pelo suposto plágio cometido.
A família de Gaye afirma que Pharrel copiou descaradamente a música “Got To Give It Up” e a usou em “Blurred Lines”, música a qual é interpretada por Robin Thicke mas que foi composta por Pharrel.
Diante deste furacão no mundo da música,chegamos à conclusão de que as coisas realmente “não são tão simples assim“, palavras de um seguidor em nossa página no Facebook, ao levantarmos a questão sobre até onde termina a inspiração e onde começa o plágio.
Não são mesmo! Se fosse simples como deveria, tudo estaria muito claro e Tim Maia não teria feito algo como isto que vocês ouvirão agora, você imaginaria um dia Tim Maia sampleando ou plagiando alguém por pura ganância como teria feito Pharrel?

Ouçam estas duas músicas e tirem suas conclusões:

O que é Plágio?

Plágio não é somente a cópia fiel e não autorizada da obra de outra pessoa −seja ela artística, literária ou científica. É também, e mais comumente, a cópia “da essência criadora sob veste ou forma diferente” (pg. 65 JOA), isto é, a apropriação indevida da produção de outrem mascarada por um modo distinto de escrever ou pela versão para outro idioma, entre várias possibilidades.

FORMAS DE PLÁGIO
Segundo o professor Lécio Ramos, citado por Garschagen (2006), existem, pelo menos, três tipos de plágio:

Integral: cópia de um trabalho inteiro, sem citar a fonte.
Parcial: ‘colagem’ resultante da seleção de parágrafos ou frases de um ou diversos autores, sem menção às obras.
Conceitual: utilização da essência da obra do autor expressa de forma distinta da original.

Fonte:
http://www.puc-rio.br/sobrepuc/admin/vrac/plagio.html

Mesmo com definições aparentemente claras, parece que somente um advogado especializado poderia afirmar o que é o quê.
Será que existe referência à Booker T. no álbum de Tim Maia?
Quem tiver este álbum, por favor nos diga.

Comentários

comentários