“Juice” com Tupac Shakur Completa 25 Anos

O Filme Juice lançado em 1992 fez um grande sucesso e completa 25 anos em 2017

juiceLançado no ano de 1992, o filme “Juice” tinha como protagonista o ícone do RAP Tupac Shakur (falecido em 1996 aos 26 anos).
O tempo passou mas história retratada no filme ainda faz parte do cotidiano de muitos jovens, só mudou a trilha sonora mas o restante continua igual.
O filme conta a história de quatro jovens com vidas muito parecidas onde seus pais tentam a qualquer custo transformá-los em pessoas responsáveis e trabalhadoras mas eles só querem diversão, garotas, video-games, brigas e cometer pequenos delitos.

Quincy (Omar Epps), vê uma oportunidade em trabalhar como DJ em uma badalada casa noturna mas antes precisa vencer um concurso para DJ’s. Certo de que pode vencer o concurso, ele e seus amigos vão até uma loja de discos afim de “coletar” ferramentas para o tal concurso, sim eles furtam discos enquanto Quincy distrai a feiosa atendente da loja, esta parte é bem engraçada.

DJ G.Q.

A cena onde Quincy se apresenta é sem dúvida uma das melhores deste filme, muitos scratchs e takes sensacionais! Close crossfader, close no rótulo do vinil, mixer, toca-discos, o movimento das mãos, o público… uma sequência frenética de elementos que fazem qualquer DJ delirar!!

Mas a falta de maturidade faz com que estes jovens pensem que a vida é só diversão mas tudo muda no decorrer da trama quando Bishop (Tupac Shakur) segura uma arma pela primeira vez, uma passagem que nos remete à introdução do filme “2001, Uma Odisséia no Espaço” onde um ser primitivo descobre o poder das armas após assassinar um membro de seu próprio grupo.
A partir de aí tudo muda na vida dos quatro rapazes, Bishop se transforma em outra pessoa, ele quer assumir o controle e a obsessão pelo respeito e poder o fazem chegar ao nível da loucura.

Trilha Sonora

Outra coisa que chama muito a atenção para o filme é a trilha sonora recheada de Old School Rap e R&B estilo New Jack que fazia muito sucesso naquela época.
O filme já começa com Eric B & Rakim passando por Too Short, Big Daddy Kane, Cypress Hill e tantos outros.

Porque Está Aqui?

Embora Tupac já tenha participado de outro longa (Nothing But Trouble – 1991), Juice sem dúvida marcou o início da curta carreira do rapper como ator.
Nas Redes Sociais, pessoas ligadas diretamente ao hip-hop como DJ’s e rappers consagrados comemoram publicando posters e cenas do filme.
Uma mídia especializada em cinema talvez não dê o real valor ao longa mas apesar do baixo orçamento, a história retrata com muita fidelidade algo que ocorre até os dias de hoje. É claro na vida real as coisas são um pouco piores.

E parece que serviu de inspiração também, repare na cena logo no início onde a mãe de Quincy o acorda aos berros e logo em seguida desliga sua toca-discos… não lembra Straight Outta Compton?
Há 25 anos… parece que nada mudou! Tão antigo e tão contemporâneo…

Elenco

No elenco: Samuel L. Jackson, Queen Latifah, DJ Cool Red Alert e os principais: Tupac Shakur (Bishop), Quincy (Omar Epps), Jermaine Hopkins (Steel) e Khalil Kain (Raheem)
Para quem já viu a série House, repare que Omar Epps (Quincy) está no elenco, ele é o Dr. Eric Foreman.

 
 

Veja o filme – (dublado)

 

Veja o filme – (legendado)

Analista de Sistemas apaixonado pela Cultura Hip-Hop.

Comentários

comentários