O Funk Japonês de Woddy Funk!


Roger Troutman
Japoneses curtem Black Music?
Não é raro vermos por aí vídeos de hip-hop onde os “B.Boys” japoneses dão um show de brake, não é mesmo?
Além disso, quem ainda não viu vídeos do Soul Train com legendas em japonês?
Existe também uma banda de Soul chamada Osaka Monorail que é inteiramente composta por japoneses fãs de James Brown e sua imortal banda The JB’s.
Podemos concluir então que há uma parte dos japoneses que realmente curtem estes sons assim como nós aqui no Brasil e esta preferência pela música negra norte-americana parece se renovar a cada dia.

Capa do álbum "What's My Name" de Woddy Funk

No dia 15 de Maio de 2012 foi lançado o álbum “What’s My Name?” de uma jovem japonesa conhecida como “Woddy Funk”.
Com um visual pra lá de exótico, típico das bandas de funk dos anos de 1980, Woddy Funk dá um show com o seu Talk Box.
Você não leu errado: Talk Box, o famoso recurso de voz utilizando por Roger Troutman e a banda Zapp.
Você verá no vídeo a cantora com um tubo na boca (igual ao que está na capa de seu álbum à esquerda), fiquem tranquilos… não se trata de nenhuma mania de criança, sonda ou algo parecido. Aquilo é o Talk Box, uma forma diferente de modular a voz fazendo com que você pense que o instrumento está “falando”, Roger Troutman usou muito este recurso durante toda a sua carreira, esta foi a sua grande “marca registrada”.
Neste álbum há uma surpresa: a participação especial de Greg Jackson na faixa “Dance and Get Your Funky On”.
Greg Jackson é integrante da banda Zapp desde o início e, ao contrário do que muitos pensam, a banda não acabou! Roger Troutman se foi mas a banda continua até hoje.

Greg Jackson da Banda Zapp

Ouvir Woddy Funk e Greg Jackson nos leva de volta direto ao anos de 1980 “sem escalas”. Com certeza um grande presente para todos aqueles que curtiram e que ainda curtem a maior e melhor banda de Funk Music de todos os tempos: ZAPP.
A jovem “Woddy Funk” gosta tanto do estilo que em seu perfil no Facebook é possível ver várias referências à Roger Troutman, Greg Jackson e Bootsy Collins.
A mistura do Funk com o idioma japonês e o TalkBox resultou em um trabalho totalmente diferente do que nós brasileiros não estamos acostumados a ouvir.
Antes de dizer que o material é muito bom, digo é que muito curioso e as vezes engraçado.
Vale a pena!

Ouçam agora a faixa “Dance and Get Your Funky On” com a participação de Greg Jackson.

Abaixo você confere Woddy Funk em ação com a faixa “Ya-Sa-Shi-Ku”, que está em seu novo álbum. Repare o figurino nos músicos!

Fantástico, não é mesmo?
Ouçam estas músicas na versão que está no álbum.
Bom demais!
É a música negra cruzando os continentes!

Agradecimentos:
Ao jovem Marcílio Zappman, um dos grandes admiradores e conhecedores da banda Zapp no Brasil. Marcílio mantem o blog Zapp & Roger Brazil o qual possui um vasto material para todos aqueles que também apreciam a banda.
Ele também comanda o programa “We Can Make You Dance“, que vai ao ar todos os Domingos pela web-rádio http://www.flashradio.com.br.

Woddy Funk no Facebook:
http://www.facebook.com/woddy.funk
Greg Jackson
http://www.facebook.com/GregJacksoninc

Comentários

comentários