O que é Blaxploitation?


Seriados que não voltam mais…
Shaft fazia o tipo “chutador de bundas” mais famoso dos anos de 1970 (um tipo de Denzel Washington), época do movimento “Blaxploitation” – movimento do cinema norte-americano onde filmes eram protagonizados por diretores e atores negros.
Shaft, sem dúvida nenhuma foi o mais famoso personagem do cinema Blaxploitation mas havia também a grande musa do gênero, a lindíssima Pam Grier que completará 67 anos em breve.

pamgrierPam Grier iniciou sua carreira em 1970 aos 21 anos de idade. Na maioria de seus papéis, Pam Grier fazia o tipo linda e perigosa, mulher forte e independente pronta para fazer o que fosse preciso para atingir seus objetivos, uma personagem que inspirou milhares de mulheres negras norte-americanas.
Na foto ao lado, temos a enterna musa do Blaxploitation: Pam Grier em 2016
Abaixo você confere o trailler de um dos vários filmes de Pam Grier: Coffy

Atualmente Pam Grier participa da série “Cleveland Abductions”, exibido apenas nos EUA.

Havia também um Drácula negro, isto mesmo! Era o “BLACULA”.

jimkellyOutro grande ator do gênero foi Jim Kelly, ele preenchia a lacuna dos “dragões” de Shao Lin, era um ator de filmes de Kung-Fu, sucesso dos anos de 1970.
Kelly, era mestre das artes marciais e chegou a contracenar com Bruce Lee, Bolo Yeung e Chuck Norris.
Ele faleceu em 29 de junho aos 67 anos.

O gênero Blaxploitation existe até os dias de hoje porém, este termo caiu em desuso, sempre fazendo referência ao cinema do passado, em especial, os filmes dos anos de 1970 mas é fácil perceber que eles ainda estão aí, ou você nunca viu “Um Maluco no Pedaço”, “Todos Odeiam o Chris”, “Eu, a Patroa e as Crianças”?

Por último, gostaria de citar Black Dynamite, com Michael Jai White, lançado em 2009.
Black Dynamite faz uma sátira dos filmes blaxploitation. Tudo muito exagerado, muito engraçado e com muita pancadaria.
Um filme engraçadíssimo! Vale a pena ver.

Há centenas de filmes deste gênero espalhados pela internet, muitos deles sequer chegaram a ser exibidos no Brasil, vale a pena dar uma vasculhada.
E como o nosso lance aqui é música e não cinema, não deixe de apreciar as trilhas sonoras destes filmes, é Funk Pesado de altíssima qualidade!

Comentários

comentários