O Verdadeiro Funk Está de Volta!


daftpunk-intNa verdade o Funk nunca se foi, ele apenas saiu dos holofotes dos grandes meios de divulgação em massa fazendo com que muitos pensassem que ele havia desaparecido.
DJ’s e apaixonados pelo estilo nunca tiveram à sua disposição tantos lançamentos não só de álbuns Funk mas como Soul Clássico e o moderno Soul dos anos 80.
Mas algo diferente parece estar acontecendo, grandes artistas norte-americanos estão se voltando para o estilo com o intuito de resgatar a musicalidade dos anos 70 e 80 e o resultado tem sido surpreendente.
Só pra você ter uma ideia, a dupla Daft Punk juntamente com Nile Rodgers (ex-banda Chic), Stevie Wonder e Pharrel Williams faturam o Grammy 2014 na categoria “Best Pop Duo/Group Performance” com a faixa “Get Lucky”.

happy-intA faixa “Happy” de Pharrel Williams simplesmente explodiu no mundo inteiro e Mark Ronson e a faixa “Uptown Funk” (com participação e Bruno Mars) vem sendo citada a todo momento em blogs especializados espalhados pelo globo quando o assunto é Funk Music. Todas as músicas citadas tem a musicalidade dos anos 70/80.
Coincidência?
Parece que os caras já perceberam que o resgate do estilo tem sido uma boa estratégia pra fugir da mesmice e da chatice já enraizada nas produções atuais onde a música orgânica ficou de lado, dando espaço para softwares de computador, Beat Makers meia-boca e o “Photoshop” para vozes muitas vezes desprovidas de talento: o Auto-Tune. Não que seja errado fazer uso de tecnologia, pelo contrário, é necessário e sempre foi assim, o problema é que agora as coisas parecem estar andando no modo “automático”, o processo criativo parece que se perdeu e o talento é o que menos conta para que uma música seja sucesso.

tuxedo-duoMas para artistas de verdade que possuem talento,vitórias e derrotas acumuladas ao longo da vida, simplesmente botar no automático não é o suficiente, é necessário mostrar algo mais, mostrar que sabe cantar, mostrar que saber tocar e que realmente sabe o verdadeiro significado do termo “Produção Musical”.
É o caso de Mayer Hawthorne e Jake One, dois grandes artistas que se uniram para formar a dupla “Tuxedo” a qual acaba de lançar um álbum simplesmente fenomenal, o “Number One”.
O projeto é o resultado de desejos pessoais de ambos, algo que foi pensado e discutido durante muito tempo e que surgiu à partir de mixtapes divulgadas na internet desde o ano de 2006.

zapp-intSe você curte a bandas como Zapp, Chic, Shalamar, Cameo e tantas outras bandas antigas de Funk, irá se surpreender com a qualidade sonora deste trabalho, a impressão que temos é de estar ouvindo uma música antiga em alta qualidade, algo remasterizado… mas não, o som é novinho em folha!
Para dos DJ’s, uma boa notícia: existe também a versão em vinil deste álbum e você pode encontrá-lo aqui.

Confira algumas faixas do álbum “Number One” da dupla Tuxedo, lançado este mês:

So Good

Number One

Do It

E aí? O que você achou?
É ou não é um trabalho digno de respeito?
Procure também conhecer o trabalho de Mayer Hawthorne no Youtube, o cara é genial e tem fortes influências da Soul Music e Disco/Funk, vale a pena conhecê-lo melhor.
Este post é fruto de altos bate-papos e trocas de informações no Facebook, sim, isto é possível lá.
Nosso amigo Denner Miranda foi quem nos mostrou estes sons e achamos tão bacana que resolvemos compartilhar com vocês.
Há muitas outros lançamentos e com certeza voltaremos a falar sobre isso.
E que venham mais álbuns de Funk Music Original.
Como diz KL Jay: “Estamos vivos!” e merecemos ouvir músicas de qualidade.
Valeu, Denner!

Comentários

comentários