Quincy Jones Completa 83 anos Hoje, Saiba Mais Sobre Ele.


14 de Março, Aniversário de Quincy Jones




O produtor musical, maestro, arranjador, compositor, produtor de TV e instrumentista Quincy Jones foi responsável por muitos dos sucessos que você curtiu em algum momento de sua vida, dentre estes grandes sucessos está o album mais vendido da história da música: Thriller de Michael Jackson e a inesquecível “We Are the World”, onde ele conseguiu reunir dezenas de artistas da música pop em uma canção para angariar fundos para os famintos da África.
Há no Youtube um documentário muito interessante chamado “We Are The World, The History Behind of Song” que mostra todo o trabalho por trás desta música. No vídeo, fica muito claro quem está no comando e como o projeto foi muito bem conduzido, algo que só ficou disponível para nós após muitos anos. Vale muito a pena dar uma olhada.

quincy-jones-albumMas não se resume somente a isto, Quincy Jones também contribuiu com outros grandes nomes da música: Sarah Vaughan, Duke Ellington, Ray Charles, Miles Davis, Frank Sinatra, Ella Fitzgerald, Peggy Lee e muitos outros.
Jones foi premiado 27 vezes com Grammy Award e foi indicado 79 vezes! Tá bom pra você?

Mas ele fez muito mais, sabe aquele seriado famoso no Brasil conhecido como Um Maluco no Pedaço (The Fresh Prince On Bell Air)? Pois bem, quem o produziu foi ninguem menos que Quincy Jones, inclusive logo na abertura da série, quem está dirigindo o taxi é o próprio.
Mas é claro que a sua parceria mais marcante foi mesmo entre ele e Michael Jackson que, além do álbum Thriller, ele também produziu os álbuns “Off The Wall” e “Bad”quincy-jones-thefreshprinceonbellair, sem dúvida ele foi responsável por grande parte dos maiores sucessos do rei do Pop.
Quincy Jones é um grande admirador da música brasileira, artistas como Milton Nascimento, Simone e Ivan Lins são os mais citados e em uma entrevista para a RollingStone americana foi lhe perguntado: “Se você fosse para uma ilha deserta, qual álbum você levaria com você, Michael Jackson?”, Quincy Jones respondeu: “Seria muito óbvio mas eu levaria um álbum de Gilberto Gil (na verdade ele disse que levaria três álbuns, dentre eles o de Gilberto Gil, Michael Jackson não entrou para a lista).

quincy-jones-2010Mas ele mesmo também tem suas belas músicas, dentre elas a clássica “Soul Bossa Nova”, eternizada no filme “Oustin Powers” e que foi regravada em 2010 no álbum Soul Bossa Nostra, e que traz a participação de rappers como Snoop Dogg, Ludacris, T.I., LL Cool Jay, Akon, Mary J. Blige, dentre outros.

Soul Bossa Nova, ficou conhecida por aqui como “O Samba-Rock”, álbum obrigatório para qualquer baileiro que se preze, ouça:

Mas lém de Soul Bossa Nova, há também uma faixa muito apreciada pelos adeptos dos grandes bailes blacks, a pesadíssima “Al Heard That” que, como sempre, não é uma das mais conhecidas dele em seu país de origem mas que por aqui os conhecedores piram!

Para quem trabalha no meio musical, nada mais interessante que saber um pouco mais sobre este grande artista, em 2002 Quincy Jones lançou sua autobiografia que foi um grande sucesso de vendas, na Amazon (em inglês).

Estas poucas linhas foram para descrever apenas um pouquinho de quem é Quincy Jones, há muito mais a se aprender sobre ele.
Vou ficando por aqui desejando a este monstro da música os meus sinceros parabéns!

“HAPPY BIRTHDAY!!”

Comentários

comentários