Software Treina Computador para “Perceber” Sons


safe2Desenvolvido por pesquisadores da Birmingham City University, o software SAFE (Semantic Feature Extraction) utiliza inteligência artificial para “treinar” os computadores a perceber sons. Ideal para produtores.
Com ele você poderá agrupar sons e criar tags que façam referência à sua percepção em relação a ele, simplificando: Você informa ao software o que um determinado som remete à você e futuramente quando precisar de algo parecido, basta informar a palavra-chave.
Exemplo: Você ouve um determinado som e o rotula como “quente”, desta forma você treina o computador a “entender” o que é um som “quente” e à medida que outros usuários no mundo usam a mesma tag, o computador passa a “entender” o que é isso.
Todas as tags são armazenadas em um banco de dados na internet e a medida que este banco “cresce”, mais eficiente o software ficará.
Durante uma produção, ao informar a palavra-chave “quente”, o software irá configurar o software automaticamente para que o efeito seja o mais próximo possível daquilo que você entende como “quente”.

Você como bom entendedor de efeitos, você pode simplesmente configurar o software para emitir o som que deseja mas computadores não entendem a linguagem dos seres humanos e assim não sabem quais parâmetros ajustar e é aí que entra no SAFE.

Quer experimentar?

O software (que é em formato de plugin) possue código aberto, é gratuito e pode ser baixado aqui: http://www.ryanstables.co.uk/SAFE/site/wordpress/downloads/

Partindo deste princípio, já é possível imaginarmos em algum momento no futuro a Google informando aos seus publicadores que passará a indexar não só textos mas também arquivos de áudio. Isso seria uma tremenda revolução na forma como faríamos buscas na rede e como os blogs seriam encontrados mas… bem… isso seria outra história.
Vamos viver um dia de cada vez.

Comentários

comentários