Um Programa Chamado Soul Train – Parte 3


Dando sequência a nossa matéria sobre o Soul Train, hoje falaremos da mente brilhante por trás deste programa… Don Cornelius.

Nascido em 27 de setembro de 1936, em Chicago, Illinois, Don Cornelius é considerado um ícone da televisão americana, pois conseguiu criar um show de música chamado Soul Train, feito por afro-americanos para afro-americanos e que permaneceu por mais de 30 anos no ar.

Porém, antes de se tornar este ícone, Don Cornelius era um vendedor de seguros nos anos 50. Em 1966, ele foi para a escola de radio difusão já com alguns sonhos em mente. Para realizá-los ele trabalhou como leitor de notícias e DJ substituto na rádio WVON em Chicago.

Em 1967, foi contratado pela WCIU para ler notícias de esporte e fazer uma espécie de show de rua que tinha o intuíto de promover talentos locais de Chicago.

logo-soultrain

Em 1968, Don Cornélius já era âncora do programa de esportes e nessa época ele já tinha em mente produzir um programa piloto para o Soul Train. Ele levou essa idéia aos donos da WCIU-TV e com o consentimento deles, Cornelius usando U$400 do seu próprio dinheiro criou o programa Soul Train.

other-the-soul-train-dancers-jeffery-daniels

Inspirado pelo programa American Bandstand, o programa Soul Train contava com adolescentes dançando, astistas da música soul e R&B e entrevistas com os convidados. Segundo Don Cornelius, quase tudo que ele aprendeu sobre a criação e administração de um programa musical e show de dança foi com o apresentador do programa American Bandstand “Dick Clark”.

Estreando em 17 de agosto de 1970 Soul Train rapidamente se tornou popular. Ele foi ao ar nas manhãs de sábado, atraindo um grande número de crianças e adolescentes. Em 1971, o empresário George Johnson da Johnson Products Company, ajudou Don Cornelius a fazer do Soul Train um programa de televisão transmitido nacionalmente.

Inicialmente foi difícil conseguir estações para transmitir o show. Além de Chicago, estações em Atlanta, Cleveland, Detroit, Houston, Los Angeles, Filadélfia e San Francisco estavam entre os primeiros a televisionar o programa Soul Train.

don_cornelius

A inconfundível voz profunda e ilustre e a elegância de Don Cornelius faziam dele o apresentador ideal para o programa. Ao longo dos anos, ele apresentou muitos artistas famosos para seus telespectadores, incluindo Gladys Knight, Smokey Robinson, Lou Rawls e Aretha Franklin, entre outros.

don_cornelius_and_stevie_wonder

Em 1987, Cornelius criou o prêmio Soul Train Music Awards que homenageava grandes personalidades da música negra e entretenimento. A primeira cerimônia contou como anfitriões Dione Warwick e Luther Vandross para homenagear Stevie Wonder.

Quando American Bandstand saiu do ar em 1989, a audiência do Soul Train ficou ainda mais forte. Porém, em 1993, Don Cornelius desistiu de seus deveres como anfitrião e trouxe apresentadores convidados para apresentar o programa Soul Train.

Os anos 2000 foram marcados pelo ínicio do declínio do Soul Train, em 2001, Don Cornelius queixava-se sobre as práticas de reserva da MTV para seus shows de premiação que exigiam que os artistas não aparecessem em programas concorrentes no período de 30 dias após o evento.

Entre 2006 e 2008 começaram a ser transmitidos uma série de 56 episódios que foram chamados de The Best of Soul Train.

E por fim em 2008 encerravá-se um dos maiores programas musicais de todos os tempos. Após o fim do Soul Train, Don Cornelius disse ao jornal Los Angeles Times que estava pensando em produzir um filme sobre o Soul Train.

A partir daí a vida de Don Cornelius tomou um rumo para um triste fim. Don foi preso acusado de agressão conjugal e depois sentenciado a três anos de liberdade condicional. Este incidente levou Don Cornelius a várias batalhas de divórcio travadas com sua esposa Viktoria.

Além disso, Cornelius apresentava vários problemas de saúde, incluindo um acidente vascular no cérebro e várias outras doenças não reveladas.

don

Em 1 de fevereiro de 2012, Don Cornelius foi encontrado morto com uma bala na cabeça. Segundo as investigações policiais, Don Cornelius suicidou-se.

Um triste fim para uma mente brilhante que abriu as portas e ajudou na expansão da Black Music no seu país com o programa Soul Train.

Desta maneira, encerramos as matérias sobre o Soul Train, porém vocês ainda podem saber muito mais sobre o programa e sobre Don Cornelius nos canais do Youtube e também no site do programa no www.soultrain.com.

Como diz na chamada do site do Soul Train LOVE, PEACE And SOUL para todos 😉

Não deixe de conferir:

– Um Programa Chamado Soul Train – Parte 1
– Um Programa Chamado Soul Train – Parte 2

Comentários

comentários