Você sabe o que é o Gangsta Rap?


O Gangsta Rap é um subgênero do Rap, uma evolução do Hardcore e Hip Hop em um estilo mais distinto. Falava sobre as gangues, o crime, sexo, drogas, polícia, armas, ou seja, um estilo de vida gangsta.

Schooly D e Ice T

scoolyd_icet

O estilo surgiu em meados dos anos 80 através de rappers como Schoolly D e Ice-T e depois no final da década de 80 acabou explodindo e se popularizando com Ice-T e grupos como NWA e Boogie Down Productions.

criminal_minded

O Boogie Down Productions foi o primeiro grupo de Rap a colocar armas na capa de um disco em 1987, no álbum Criminal Minded.

nwa

Já o NWA emplacou o primeiro grande sucesso do Gangsta Rap, o álbum Straight Outta Compton em 1988. Este álbum continha uma grande controvérsia na época a respeito das suas letras e principalmente por causa da música “Fuck Tha Police” que literalmente descia a lenha na polícia Los Angeles.

Eazy-E

Eazy-E

A partir dos anos 90 muitos outros nomes foram aparecendo como Dr. Dre, Eazy-E e Ice Cube que haviam saído do NWA para iniciar carreira solo, Snoop Dogg, Tu Pac, Notorious BIG, Scarface, Geto Boys, Bone Thugs n Harmony entre outros.

50 Cent

50-cent-main

E por fim, a partir dos anos 2000, muitos artistas como Jay-Z, DMX e posteriormente o 50 Cent e o G-Unit alcançaram o sucesso musical através do Gangsta Rap que eles iniciaram nos anos 90 na costa Leste dos Estados Unidos muito influenciados por rappers como Notorious BIG, Wu Tang Clan e Nas.

Rick Ross

rick-ross

Nos dias atuais nomes como Rick Ross, Lil Wayne, Pusha T entre outros denominam-se como Gangsta Rappers, porém, na minha humilde opinião o Gangsta Rap ficou nos anos 80 e 90. E você, caro leitor, o que acha?

Comentários

comentários