O Sistema que Pode Clonar Qualquer Voz

software consegue clonar qualquer voz

Esta notícia está longe de ser novidade, ela foi publicada em 2016 por vários portais especializados mas o que chama a atenção é que, como pode algo tão extraordinário se manter por tanto tempo sem que ninguém tocasse mais no assunto?
O sistema criado pela Adobe (os mesmos criadores do Photoshop) é capaz de clonar com perfeição qualquer voz humana tendo como base apenas uma amostra.
Sabe aquelas cenas em filmes de ficção científica onde um determinado android fala ao telefone com a voz de outra pessoa? Isto já é realidade.

Imagine em dublagens de filmes, o sistema seria capaz de fazer com que o ator do filme falasse em Língua Portuguesa ou qualquer outro idioma utilizando a própria voz do ator.
Mas nem tudo são flores, existe toda uma questão ética por trás desta nova tecnologia, o que talvez tenha contribuído para que o sistema não tenha causado tanto impacto como se imaginava.

O sistema não foi oficialmente lançado e pelo jeito vai demorar para chegar às mãos de pessoas comuns.
Outra empresa que já trabalha com esta tecnologia é a Lyrebird, segundo ela, são os pioneiros.
Ao acessar a página da empresa, a primeira coisa que vemos é um aviso sobre ética mas há também exemplos de aplicação onde é clonada a voz de Barack Obama e Donald Trump.

Veja abaixo como o sistema da Adobe funciona, é assustador:

Junte isso ao Auto-Tune e em breve teremos músicas inéditas na voz de Michael Jackson, Whitney Houston, John Lennon, Elvis Presley e todos aqueles que um dia estiveram entre nós.
Mas a grande questão é a forma como isto seria utilizado em mãos erradas, já imaginou uma falsa declaração de um chefe de estado usando sua “própria” voz? Desastroso, não?

De qualquer forma este sistema é simplesmente genial, será o verdadeiro “photoshop” da voz.

Apenas mais um na multidão.

Comentários

comentários