A arte de Ernie Barnes

Autor de Várias Illustrações Famosas

Você já viu esta imagem em algum lugar?

Se você gosta de Marvin Gaye com certeza você conhece.
A imagem foi usada no album “I Want You” em 1976. Ouça um trecho das faixas aqui, bom demais!!

Mas não é sobre álbum em si que vamos falar e sim da arte da capa. Um assunto que já foi abordado diversas vezes entre colecionadores.
Quem aprecia discos de vinil questiona a qualidade do CD mas há um item em que todos nós concordamos em que ele é inferior: A arte da capa.
Neste quesito o CD perde feio!. O CD não tem apelo visual e instiga menos o consumidor a comprá-lo devido ao seu temanho reduzido.

Na época de ouro dos discos de vinil, artistas consagrados eram contratados exclusivamente para desenvolver as capas e muitos cantores e bandas também faziam questão deixar a sua marca pessoal, dentre eles, George Clinton.

ernieQuem assina a arte deste album de Marvin Gaye é Ernie Barnes, afro-americano nascido em 1938 e falecido em abril de 2009, vítima de câncer.

Barnes era filho de uma empregada doméstica a qual trabalhava para um advogado que possuia uma extensa biblioteca sobre artes, e foi aí que ele pegou gosto pelos desenhos e pinturas.
Ele também tinha uma grande vocação para os esportes mas devido à segregação racial, ficou e fora.

Em 1965, o proprietário do New York Jets, Sonny Werblin percebeu o talento do rapaz e doou uma bolsa de estudos para que ele se dedicasse somente a arte e foi aí que ele resolveu abandonar de vez o esporte. Futuramente a paixão pelo esporte ficou evidente em seu traçado até que em 1984, foi nomeado artista oficial dos esportes para as Olimpíadas, em Los Angeles.
Ao que se sabe além de Marvin Gaye, Curtis Mayfield e Donald Byrd também utilizaram a arte de Barnes em seus álbuns.

No vídeo abaixo você confere um pouco de seu trabalho.

Com certeza uma grande fonte de inspiração, não é mesmo?

Ernie Barnes (1938-2009)
Site oficial:http://www.erniebarnes.com/index.html

Comentários

comentários