Como Nasceu o Dia do DJ e Quem foi o Primeiro DJ Brasileiro?


Dia do DJ

A data de 9 de Março foi instituída pela UNESCO no ano de 2002 e a ideia original seria fazer com que todos os DJ’s do mundo doassem parte de seus cachês nesta semana para alguma instituição de caridade vinculadas à “World DJ Fund Foundation”, localizada em Nova Iorque e a organização “Nordoff Robbins” de Musicoterapia (Londres) que utiliza a música para tratamento de crianças e adultos.

Quem são os DJ’s?

O termo “Dee Jay”, nasceu ainda nos anos de 1950 nos Estados Unidos e se referia aos profissionais que selecionavam as músicas nas rádios.
Com o passar dos anos, aproximadamente nos anos 70, passou a se apresentar em festas, casas noturnas e até mesmo nas ruas, foi assim que surgiu Kool Herc, considerado o primeiro DJ da história do movimento Hip-Hop.

Quem foi o primeiro DJ do Brasil?

Sr. Oswaldo Pereira ou simplesmente “DJ Oswaldo”, já animava festas nada década de 50, sendo assim o DJ mais antigo do Brasil, segundo divulgação em vários blogs e portais de notícias.

Doações

Se você é DJ e cobra cachê, aproveite esta semana para fazer alguém feliz sem a necessidade de se preocupar com a seleção musical, doe parte de seu cachê para alguma instituição de caridade, este será o seu maior presente em comemoração a esta data.

Agradecimentos

Nós da Comunidade Brasileira de Música Negra, agradecemos a todos os profissionais das toca-discos pois sem eles, certamente não estaríamos aqui desempenhando este trabalho e com certeza jamais teríamos conhecido tantas músicas maravilhosas que marcaram grandes momentos de nossas vidas.

Descansem em paz Cesar African People, Ricardo Guedes, Dj Lah, Grego e tantos outros que se foram

Comentários

comentários