Os 10 Álbuns de Funk/Soul mais Procurados para Compra


Mais do que uma simples loja virtual, o Discogs.com é hoje uma grande referência quando o assunto é discos de vinil.
Quando a conheci em 2004, parecia não se passar de uma espécie de catálogo virtual onde os colecionadores “upavam” informações sobre o álbum, incluindo a foto do rótulo e da capa.
Criado apenas por hobbie no ano 2000 por Kevin Lewandowski, o projeto “Discogs” (que vem de “dis-cog-ra-phies”) cresceu… e muito! Hoje o site conta com uma base de dados com quase 6 milhões de álbuns e 220 mil colaboradores espalhados pelo mundo. Possui inclusive API para desenvolvedores (Uma forma de expor serviços/recursos do site para outros sites).
Só com esta breve descrição do que é o Discogs, acho que já podemos a começar a nossa lista dos álbuns mais procurados por lá na categoria FUNK/SOUL e não pense você que são álbuns obscuros ou extremamente raros, pois não são.
As pessoas procuram alguns destes itens pela história e seu significado e como não poderia deixar de ser, a maioria dos artistas citados já não estão mais entre nós, seria esta uma prova de que os ser humano só valoriza quando perde? Deixa pra lá, vamos à lista!
Confira!

10º Marvin Gaye – Let’s Get It On

marvin-gaye-cbmnLançado em 1973, o álbum “Let’s Get It On” é de longe um dos mais emblemáticos do artista. Neste álbum você vai encontrar “Distant Lover”, “Just to Keep You Satisfied” e é claro, a mais famosa “Let’s Get it On”.
Repare em vários filmes norte-americanos, onde há cenas “picantes” é comum usarem esta trilha para compor a cena. Porque será, heim?
Álbum obrigatório na discoteca de qualquer apreciador do estilo.

9º Baby Huey – The Baby Huey Story – The Living Legend

babay-Huey---cbmnEmbora pouco conhecido por aqui, este álbum foi o único da carreira do artista que morreu ainda muito jovem, aos 26 anos de idade no ano de 1970.
O álbum é cheio de grooves e foi muito sampleado por Rappers do mundo inteiro e as faixas mais utilizadas foram: “Listen To Me”, “California Dreaming” e a pesadíssima Hard Times“.
Para quem aprecia um som da pesada, fica aí a dica.

8º Cymande – Cymande

cymande-cbmnO álbum que leva o mesmo nome da banda foi lançado em 1972 e a sua sonoridade é bem diferente dos demais citados até agora. O som é altamente “alternativo”, uma mistura de soul, rock, reggae, jazz e outras coisas mas a faixa que os colecionadores mais procuram (acredito) é The Message, outra também muito sampleada por Rappers do mundo inteiro.
Excelente álbum para sair da mesmice e mergulhar de cabeça no mundo da música negra de raiz.
“Bolachada” que merece um lugar aí no seu case.
Não deixe de curtir a faixa “Getting it Black”, uma viaaaaagem!

7º Stevie Wonder – Songs In The Key Of Life

stevie-wonder-cbmnComo é difícil falar sobre ele, o menino prodígio da Motown: Stevie Wonder!
Por mais que eu me esforce jamais iria conseguir expressar em simples palavras o que este artista representa… simplesmente um gênio da Soul Music que ainda vive!
Ele foi pai recentemente, sabia? Aos 64 anos ele foi pai pela 9a. vez!.
Mas voltando ao álbum, este aqui foi lançado em 1976 e reúne belas faixas como “Isn’t She Lovely”(em homenagem a sua filha Aisha) , “Past Time In Paradaise” (sampleada por Coolio) e a lindíssima Ngiculela-Es Una História-I Am Singing a qual ele canta em três idiomas: Zulu, Espanhol e Inglês.
Linda linda!! Vale a pena cada centavo neste álbum!

6º Funkadelic ‎– Maggot Brain

funkadelic-cbmnListar 10 álbuns de Funk e Soul e não citar Parliament Funkadelic seria no mínimo uma heresia!
Com faixas pra lá de psicodélicas, este álbum lançado em 1971 flerta com o Soul, o Rock e o Gospel.
Um álbum icônico que está entre os 500 melhores álbuns de todos os tempos, segundo a revista Rolling Stone.
Destaque para a faixa Back In Our Minds“.
Falou em Funk, Funkadelic!

5º Curtis Mayfield – Curtis

curtis-cbmnOutro grande nome da Soul Music que infelizmente não está mais entre nós:Curtis Mayfield
Lançado no ano de 1970, o álbum “Curtis” sem dúvida é um dos mais procurados por colecionadores, uma bolacha de muito respeito que traz as faixas: “The Makings Of You”, “Move On Up”, “Miss Black America”, “Give it Up” e várias outras sensacionais.
Curtis Mayfield faleceu em 1999 e foi considerado também pela Revista Rolling Stone como um dos melhores guitarristas de todos os tempos.
Peça fundamental no case.

4º Curtis Mayfield – Super Fly

curtis-mayfield-superflyMais um super álbum do mestre Curtis Mayfield! Este álbum lançado em 1972 traz a trilha sonora do grande clássico do cinema Blaxploitation, o seriado Superfly.
Faixas como “Pusherman”, “Give me Your love” (que se dança como Samba-Rock nos bailes blacks) e “Superfly” são os grandes destaques desta obra mas Freddie’s Deadcom certeza é a mais popular por aqui devido ao sample utilizado por Racionais MC’s em “Mano na Porta do Bar”.
Um dos melhores álbuns deste artista, sem dúvida.

3º Michael Jackson – Of The Wall

mj-cbmn-wallEste é o quinto álbum de estúdio de Michael Jackson, lançado em 1979 aos 21 anos de idade.
MJ procurou fazer um trabalho bem diferente de tudo o que já havia feito até então. Este álbum marca também a mudança de fase de Michael de adolescente para a fase adulta, uma nova história que mudaria de vez os rumos de sua carreira.
Os “funkeiros” que conheci ao longo da vida são unânimes em dizer que este foi o melhor álbum de Michael e eu concordo.
Don’t Stop ‘Til You Get Enough é faixa de abertura do álbum, uma música que está passando por várias gerações… um clássico!

2º Marvin Gaye ‎– What’s Going On

marvin-gaye-lets-get-it-onMais uma vez Marvin Gaye… O álbum antológico lançado em 1971 traz à tona os sentimentos mais ocultos do cantor, a preocupação com a ecologia, os problemas sociais, a guerra do Vietnã e outros problemas que o incomodavam.
Consta na lista dos 200 álbuns definitivos do Rock and Roll Hall of Fame e foi sem dúvida, um marco na história de Marvin Gaye.
What’s Going On” é faixa de entrada deste álbum e já deixa bem claro o que vem pela frente.
Excelente álbum! Obrigatório.

1º Michael Jackson ‎– Thriller

michael-jackson-thriller-cbmnInformações sobre este álbum é o que não faltam na rede, seus números são absurdos.
Foram mais de 100 milhões de copias vendidas no mundo inteiro e continua até hoje como um dos álbum mais procurados.
Com a morte de Michael em 2009, houve vendedores oferecendo o álbum pela bagatela de 100 mil dólares! É claro que não foi vendido a este preço mas serve pra termos uma pequena noção do quanto este disco foi procurado e continua até hoje.
Por tudo o que foi este álbum e continua sendo, não é de se estranhar que seja o 1o. colocado como um dos mais procurados por colecionadores.
A coreografia, o MoonWalk, o primeiro vídeo clip da história, os efeitos especiais de Rick Baker… tudo isso saiu deste álbum!
Um fenômeno que você precisa ter em sua coleção mesmo não gostando.

É isso!
Espero que tenha curtido esta matéria!
Deixem suas opiniões.
Até a próxima.

Fontes: diversas e percepções pessoais.

Comentários

comentários