Qual Foi a Primeira Música em Formato MP3?





Assim como eu você também deve possuir centenas de arquivos mp3 em seu computador ou até mesmo em seu aparelho de celular mas, você sabe qual foi o primeiro MP3 da história?
Bem, tudo começou bem antes de eu e você terem nascido, isto no ano de 1970 com o professor Dieter Seitzer da Universidade de Nurembert, Alemanha.

Seitzer já testava naquela época uma forma de comprimir áudio para envio através de linhas telefônicas. Pensou que fosse coisa de norte-americano? Não! Não desta vez!
O fato é que, com o passar do tempo os sistemas de comunicação foram evoluindo e então o projeto de Seitzer deixou de ser útil, o jeito foi continuar trabalhando mas desta vez com o foco voltado para música e não apenas voz.

mp3authorO curioso é que um dos alunos de Seitzer era o jovem Karlheinz Brandenburg (ao lado), na época com apenas 16 anos de idade, já atuava diretamente no projeto aplicando conceitos de psicoacústica, se sentiu burrinho agora? Eu também!rsrsr!
Os anos se passaram e muito coisa rolou e em 1980, Brarlheinz apresenta sua tese de doutorado que deu origem ao MP3 que conhecemos hoje.
O formato foi aperfeiçoado e somente em 1995 o mp3 estava pronto para distribuição.

Suzanne Vega ‎– Tom’s Diner
A música foi escrita no ano de 1981 pela própria Suzanne Vega mas só teve a sua versão estúdio no ano de 1987.
O engenheiro Karlheinz Brandeburg usou a versão acapella desta música para dar início ao que conhecemos hoje como o MP3.
Segundo ele, a primeira vez que a música foi codificada o resultado ficou péssimo e somente após várias tentativas e que chegou a um nível aceitável.
Então agora você já sabe, Tom’s Diner de Suazanne Vega foi a primeira música convertida para o formato MP3.

O “boom” do mp3 começou logo nos primeiros anos 2000 com o nascimento do Naspter e posteriormente outros softwares para compartilhamento de arquivos via p2p como AudioGalaxy, Morpheus, SoulSeek, Emule, Dreamule e tantos outros… muitos já nem existem mais.
O importante é que o formato foi aceito e até hoje é o principal formato para envio de músicas via internet.

A história do MP3 é bem extensa, caso você queira ir um pouco mais a fundo no assunto, recomendo o artigo do site Tecmundo.
Existe MP1 e MP2? E o MP4?
Estas e outras questões foram abordadas no artigo da Tecmundo, dê uma passada lá e fique ligado.

Comentários

comentários