Quem foi Tereza Aragão?

Ela foi esposa do poeta Ferreira Gullar, saiba mais sobre ela.

A música “Tereza Aragão” da cantora Aparecida passou por várias gerações, fez parte do primeiro álbum solo da cantora e foi lançado no ano de 1975, até aí sem muitas novidades. O que muitos perguntam e não obtém a resposta é: Quem Foi Tereza Aragão, afinal?
Tereza Aragão foi atriz, produtora e militante política.
Na década de 1960, produziu juntamente com Sérgio Cabral o show “A Fina Flor do Samba” no teatro Opinião (RJ) onde revelou Martinho da Vila e Nêga Pelé.
Ela era apaixonada pela música popular, especialmente a das escolas de samba e foi devido a isso que propôs o espetáculo onde apresentaria compositores, cantores, passistas e ritmistas ao nobre público da zona sul do Rio de Janeiro.

Tereza Aragão - foto gentilmente cedida por sua neta Iris Ferreira Torres.
Tereza Aragão – foto gentilmente cedida por sua neta Iris Ferreira Torres.
A riqueza musical do subúrbio carioca precisava ser revelada e foi ela juntamente com Nara Leão que deram os primeiros passo para isso.
Muitos artistas consagrados como Beth Carvalho e Maria Bethânia tiveram oportunidades por intermédio de Tereza Aragão e a citam em algumas entrevistas como sendo uma grande amiga.
Tereza Aragão foi casada com o poeta Ferreira Gullar e infelizmente foi a referência que ficou a seu respeito, talvez uma injustiça com uma mulher que tanto fez pela música e pela cultura suburbana.

A música de Aparecida é uma homenagem a atriz que a revelou e que lhe deu tantas oportunidades.
Ouça com atenção a introdução da música.

Tereza Aragão faleceu em 1993.

“Tereza Aragão trouxe o samba para Zona Sul e Nara Leão, a musa da bossa-nova, assinou embaixo”, Beth Carvalho – em entrevista concedida para Associação dos Servidores da Justiça do Trabalho do Rio de Janeiro – 2006

“Quando desembarquei no Rio, três anos depois, minha amiga [a atriz] Teresa Aragão voltou a me aconselhar: “Esquece o que você leu, leia tudo outra vez; você não tinha juízo para ler Proust”. Na época, obedeci porque Alvinho era diretor de teatro. E tudo o que eu queria na vida era fazer teatro.”Maria Bethânia – Entrevista concedida à Playboy em 1996.

A música de Aparecida foi um grande sucesso nos bailes negros de São Paulo e Rio de Janeiro na década de 80 porém, muitos se perguntam até hoje quem foi Tereza Aragão e achamos por bem levantar estas informações, se você achou interessante passe à diante!

E se você quer saber um pouco mais sobre esta cantora, acesse este link: http://asdamasdosamba.blogspot.com.br/

Erramos?

Deixem seus comentários juntamente com as devidas referências.

Comentários

comentários

  • Leopoldo Oliveira

    Curti a reportagem! Realmente não fazia idéia de quem era Tereza Aragão. Pensei que fosse apenas uma personagem de música.

    • Marcelo BMC

      Obrigado pela visita, Leopoldo!