Quem foi Tereza Aragão?

Ela foi esposa do poeta Ferreira Gullar, saiba mais sobre ela.

A música “Tereza Aragão” da cantora Aparecida passou por várias gerações, fez parte do primeiro álbum solo da cantora e foi lançado no ano de 1975, até aí sem muitas novidades. O que muitos perguntam e não obtém a resposta é: Quem Foi Tereza Aragão, afinal?
Tereza Aragão foi atriz, produtora e militante política.
Na década de 1960, produziu juntamente com Sérgio Cabral o show “A Fina Flor do Samba” no teatro Opinião (RJ) onde revelou Martinho da Vila e Nêga Pelé.
Ela era apaixonada pela música popular, especialmente a das escolas de samba e foi devido a isso que propôs o espetáculo onde apresentaria compositores, cantores, passistas e ritmistas ao nobre público da zona sul do Rio de Janeiro.

Tereza Aragão - foto gentilmente cedida por sua neta Iris Ferreira Torres.
Tereza Aragão – foto gentilmente cedida por sua neta Iris Ferreira Torres.
A riqueza musical do subúrbio carioca precisava ser revelada e foi ela juntamente com Nara Leão que deram os primeiros passo para isso.
Muitos artistas consagrados como Beth Carvalho e Maria Bethânia tiveram oportunidades por intermédio de Tereza Aragão e a citam em algumas entrevistas como sendo uma grande amiga.
Tereza Aragão foi casada com o poeta Ferreira Gullar e infelizmente foi a referência que ficou a seu respeito, talvez uma injustiça com uma mulher que tanto fez pela música e pela cultura suburbana.

A música de Aparecida é uma homenagem a atriz que a revelou e que lhe deu tantas oportunidades.
Ouça com atenção a introdução da música.

Tereza Aragão faleceu em 1993.

“Tereza Aragão trouxe o samba para Zona Sul e Nara Leão, a musa da bossa-nova, assinou embaixo”, Beth Carvalho – em entrevista concedida para Associação dos Servidores da Justiça do Trabalho do Rio de Janeiro – 2006

“Quando desembarquei no Rio, três anos depois, minha amiga [a atriz] Teresa Aragão voltou a me aconselhar: “Esquece o que você leu, leia tudo outra vez; você não tinha juízo para ler Proust”. Na época, obedeci porque Alvinho era diretor de teatro. E tudo o que eu queria na vida era fazer teatro.”Maria Bethânia – Entrevista concedida à Playboy em 1996.

A música de Aparecida foi um grande sucesso nos bailes negros de São Paulo e Rio de Janeiro na década de 80 porém, muitos se perguntam até hoje quem foi Tereza Aragão e achamos por bem levantar estas informações, se você achou interessante passe à diante!

E se você quer saber um pouco mais sobre Thereza Aragão, visite sua página recém criada no Facebook: https://www.facebook.com/therezaaragao/

Erramos?

Deixem seus comentários juntamente com as devidas referências.

Comentários

comentários

  • Leopoldo Oliveira

    Curti a reportagem! Realmente não fazia idéia de quem era Tereza Aragão. Pensei que fosse apenas uma personagem de música.

    • Marcelo BMC

      Obrigado pela visita, Leopoldo!

      • Iris Ferreira Torres

        Pessoal gostaria de convidá-los a curtir a pagina no face Thereza Aragão

        • Marcelo BMC

          Agora sim!!!! Que banca, Iris!! Vamos divulgar!

  • Iris Ferreira Torres

    Olá gostaria de convidá -los a curtir a pagina no face Thereza Aragão. Nós, seus 8 netos e sua filha Luciana Aragão estamos resgatando sua memória . Grata, Iris (neta mais velha de Thereza Aragão)

    • Marcelo BMC

      Iris, não localizei a página

  • Maria de Sousa Lima

    Conheci, convivi com Tereza nos anos 1960/70. Fui cassada e perdi o emprego na Petrobrás, em qualquer lugar que fosse poderia ser presa e conduzida. Para me proteger de certa forma, Tereza na época me deu um cartãozinho com letra do próprio punho, lberando minha entrada imediatmente n’A fina Flor do Samba. Assim eu não entrava na fila, evitando coisas desagradáveis. Sou muito grata à Tereza pela proteção. Sei que não joguei fora esse cartão.qdo. encontrar publico.